(69) 9930-40370
Fale conosco!
Notícias
Contabilidade
15
Jun
2023
Receita Federal emite alertas sobre golpes relacionados ao Imposto de Renda

Receita Federal emite alertas sobre golpes relacionados ao Imposto de Renda

Nos últimos dias, a Receita Federal emitiu três alertas referentes a diferentes modalidades de golpes que têm como alvo os contribuintes. É importante estar atento e conhecer essas práticas fraudulentas para evitar cair em armadilhas.

No primeiro alerta, destaca-se o golpe dos "Erros na Declaração". Nesse caso, os golpistas enviam e-mails fraudulentos informando sobre supostos erros na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Utilizando termos e siglas comuns da Receita Federal, eles solicitam que os destinatários cliquem em links suspeitos ou forneçam informações pessoais, alegando a necessidade de correção dos supostos erros. A Receita Federal reforça que não envia esse tipo de comunicação por e-mail.

Já no segundo alerta, aborda-se o golpe da "Declaração na Malha Fina". Os golpistas enviam comunicados falsos por e-mail informando sobre supostas divergências na declaração do IRPF. Eles afirmam que a declaração está em análise e passará pela Malha Fiscal. Mais uma vez, é oferecido um link malicioso para download de um relatório com as divergências em um suposto arquivo PDF. A Receita Federal reitera que não utiliza esse meio para contatar os contribuintes.

No terceiro alerta, destaca-se o golpe da "Antecipação da Restituição". Sites maliciosos prometem antecipar a restituição do Imposto de Renda, solicitando dados, documentos e informações fiscais, além de cobrar taxas para agilizar o processo. A Receita Federal esclarece que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais ou fiscais.

Para evitar cair em golpes, a Receita Federal reforça algumas dicas importantes:

Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
Evite clicar em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.
Não abra arquivos anexados, pois geralmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal, utilizando o e-CAC e o site institucional como canais seguros de comunicação.
Além disso, é importante saber como verificar se há erros na declaração. Ao enviar a Declaração de Imposto de Renda, ela passa por uma análise nos sistemas da Receita Federal. Se forem identificadas diferenças entre as informações apresentadas pelo contribuinte e as informações fornecidas por terceiros, a declaração pode ser retida para uma análise mais detalhada, conhecida como "Malha Fiscal". É possível verificar se a declaração está em malha acessando o e-CAC e selecionando a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)". Na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha" para obter informações sobre o motivo da retenção.

A Receita Federal reafirma seu compromisso em combater fraudes e proteger os contribuintes. Esteja alerta e tome medidas para se proteger dessas práticas fraudulentas.

Referência: Receita Federal. Com o fim do prazo regular da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal reforça o alerta sobre tentativas de golpes e fraudes em nome da instituição. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/com-o-fim-do-prazo-regular-da-declaracao-do-imposto-de-renda-a-receita-federal-reforca-o-alerta-sobre-tentativas-de-golpes-e-fraudes-em-nome-da-instituicao

Comente essa publicação